
A escola, muitas vezes, não tem sido um espaço democrático e de igualdade, pois sem que perceba repete as relações de dominação e de exploração da sociedade,por meio da exclusão da escola e na escola de alunos/as que não correspondem à identidade "normal, natural, desejável e única", porque vivemos numa sociedade na qual a supremacia é a identidade ditada pelo modelo econômico e cultural ocidental, como salienta Santos(2002).
Uma das grandes preocupações é a construção de uma educação com qualidade para a totalidade da população. Uma escola que entenda que todos têm o direito de não só nela ingressar, mas nela permanecer, aprender e sair com conhecimentos que os possibilitem viver na sociedade participando efetivamente da construção/reconstrução de uma comunidade humanitária, solidária, cidadã.
Pensar em atividades alternativas que valorizem a pluralidade cultural e as diferentes possibilidades doa nossos iguais, alguns que muitas vezes têm necessidades educativas especiais, outros de etnia e culturas diversificadas, mas que vêm sendo entendidas como desigualdades.

No contexto educativo, a educação multicultural corresponde a ideia de uma educação liberta de preconceitos raciais e promotora da diversidade cultural e de tolerância respeitadora da diferença de grupos sociais étnicos e sexuais.

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